Como você se sentiria se todos os seus pensamentos fossem mostrados na TV, em rede nacional?

E se alguém lhe dissesse que cada pensamento seu, desde o dia em que você nasceu até agora, foi gravado e será mostrado esta noite na TV, em rede nacional? E não é só isso, um site transmitirá todo o programa, direcionando a todos os seus parentes e amigos para onde eles possam ver todos os seus pensamentos relacionados a eles. Quantas pessoas ficariam com raiva de você? Todas? Você ficaria com raiva de si mesmo?

Os seus pensamentos revelam quem realmente você é. Como a maioria das pessoas, você pode pensar que é bom o suficiente para ir para o céu e que Deus não o mandará para o inferno, mas Deus viu cada um dos seus pensamentos e ações depravados. Ele viu todas as vezes em que você desobedeceu os Seus mandamentos, desejando sexualmente alguém com quem você não é casado, mentindo e roubando (não importa o valor do objeto); Ele sabe todas as vezes em que você criou um falso ídolo de Deus em sua mente, um deus corrupto da sua própria imaginação que fará vistas grossas ao seu pecado. Ele ouviu todas as vezes em que você usou o Seu Santo Nome em vão, utilizando o nome daquele que te deu a vida no lugar de um palavrão ou uma maldição. Você não faria isso com o nome de Hitler, mas o faz com o nome de Deus! O “Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” (Ex 20:7), e “de toda a palavra fútil que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.” (Mt 12:36)

Seja honesto consigo mesmo: quando estiver face a face com Deus no Dia do Julgamento - tendo em mente que Ele viu todos os seus pensamentos e ações pecaminosos - Ele considerará você inocente ou culpado? Se Deus der a você o que você merece, Ele deveria mandá-lo para o céu ou para o inferno? Deus escreveu a Sua lei moral em seu coração, então você está “inescusável” (ou sem desculpas) (Rm 1:18-32); você sabe que é errado mentir, roubar, ter desejos sexuais com outra pessoa, que não o seu cônjuge, amaldiçoar e blasfemar, porque Deus te deu uma consciência para discernir o certo e o errado. TUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA EXIGE JUSTIÇA!

Imagine a cena de uma sala de tribunal onde um seqüestrador de crianças é apresentado ao juiz para receber a sentença. Mas ao invés de dar a ele o que a justiça exige, o juiz o liberta simplesmente porque o seqüestrador é um “cara legal”, que doou muito dinheiro para obras de caridade e vai à igreja todo domingo. Você ficaria escandalizado, e com toda razão! Contudo, a maioria das pessoas pensam que o Deus Altíssimo e Santo é exatamente como este juiz corrupto e que eles podem suborná-Lo com as suas “boas obras”, para que Ele feche os olhos diante dos seus pecados.

Além disso, o que você pensaria se o juiz dissesse ao seqüestrador “Eu sou um juiz muito amoroso, então vou libertá-lo”? Você não acharia que o juiz fosse amoroso de maneira alguma, mas que fosse corrupto e indigno de ser um juiz! Todavia, a maioria das pessoas esperam que o Deus Santo, que é “o juiz de toda a terra” (Gn 18:25) seja igualmente corrupto com eles, e não leve em consideração os seus pecados.

Amor e Bondade Infinitos exigem Justiça Infinita. Devido ao fato de o amor e a justiça de Deus serem infinitos, Ele não punirá apenas assassinos e seqüestradores, mas punirá TODO E QUALQUER pecado independentemente de como ou onde tenha sido praticado. É por isso que “os injustos não herdarão o reino de Deus” (1 Co 6:9) “Nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Co 6:10), e “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.” (Ap 21:8)

Agora, caro leitor, a grande questão é esta: existe alguma esperança para alguém como você? Existe alguma esperança para a pessoa que desafiou a Deus repetidamente, rebelando-se contra a Sua vontade e recusando-se amá-Lo e adorá-Lo? Existe alguma esperança para o criminoso considerado culpado no tribunal de Deus? Sim, existe! Há perdão com Deus!

O Evangelho (“boas notícias”) é este: Imagine que você está numa sala de tribunal humano e o juiz o considera culpado, e porque ele é justo, dá a você a multa máxima de cem milhões de reais. Mas não existe a menor possibilidade de você pagar essa multa, então você está prestes a passar o resto da sua vida atrás das grades. De repente, alguém que você nunca viu antes entra na sala de tribunal e diz: “Eu vendi todos os meus bens para pagar a sua multa.” A sua multa foi paga, então a justiça foi satisfeita e agora você está livre! Bem, mais de dois mil anos atrás Deus se tornou carne, no homem Jesus Cristo, que nasceu de uma virgem, teve uma vida sem pecados e sofreu e morreu na cruz, sob a ira de Deus, para pagar completamente a punição por todos os seus pecados. Ele então ressuscitou dentre os mortos, triunfando sobre todos os poderes da morte e das trevas, para que nele pudéssemos ter a vida eterna. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna..” (João 3:16)

Mas não adianta crer apenas “intelectualmente” para ser perdoado por Deus. A Bíblia diz que até os demônios crêem intelectualmente! (Tg 2:19). A fim de receber o perdão de fato, você deve se arrepender, como o próprio Jesus disse: “se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lc 13:3). E arrependimento significa abandonar completamente a sua vida de pecados e se voltar totalmente para Deus, confiando APENAS em Jesus Cristo para salvá-lo, e não em suas próprias obras; confiando naquele que, voluntariamente, tomou o seu lugar na cruz, suportando a ira de Deus por você; a ira que VOCÊ merece.

O que você está esperando? Não arrisque a sua salvação eterna! “A sua vida é como um vapor” (Tg 4:14), e você não sabe qual segundo será o seu último aqui na terra. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” (Is 55:6-7). Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas deseja que você abandone os seus pecados e viva! (Ez 18:23). Você tem um convite pessoal do próprio Senhor Jesus Cristo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.(Mt 11:28-29)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Nossa Entrevista


Olá Pessoal,

Abaixo vocês poderão conferir o relato detalhado da nossa entrevista para a obtenção do CSQ. Esperamos que seja útil para aqueles que ainda não enfrentaram essa etapa do processo.

A chegada ao Hotel:

A nossa entrevista aconteceu em Salvador, no dia 07 de abril, conforme previsto. O horário marcado era às 11 horas, mas como não queríamos arriscar, por causa do trânsito pesado, chegamos ao hotel às 07:45. Isso mesmo! 3 horas e 15 minutos antes da tão temida e esperada entrevista.

Apesar de termos chegado tão cedo, fomos direto para a recepção nos informar sobre o local exato da entrevista. A moça nos mandou subir até o 12º andar e lá fomos nós. Entramos no elevador com as nossas pastas abarrotadas de documentos, afinal, se de um casal sem filhos já é uma boa quantidade de documentos, imaginem a quantidade de papéis que levamos, sendo nós pais de 5 filhos. Chega a ser cômico!

Bom, lá chegando, não vimos nenhuma placa indicando o local, então meu esposo, Rodrigo, foi até o restaurante, onde tinha apenas duas mesas ocupadas e uma baiana tipicamente vestida organizando as outras mesas. Aproximando-se dela perguntou onde seriam realizadas as entrevistas para o processo de imigração para o Canadá. Ela, com sua simplicidade peculiar, apontou o senhor que tomava café ao lado de onde estava o meu esposo e disse: “É com ele aí.” Nossa, que gelo na barriga!! Eu fiquei a alguns metros de distância, observando tudo.

O primeiro contato com o entrevistador:

Meu esposo estava tão perto que não teve outra saída a não ser se apresentar e cumprimentar aquele que seria o nosso entrevistador. Para a nossa surpresa ele aceitou o cumprimento com bastante alegria e sorriu de uma forma que nos acalmou se apresentando com Daniel, detalhe: em espanhol. Disse que estava quase terminando o café e que logo nos atenderia. Meu esposo disse para não se preocupar, pois estávamos 3 horas adiantadas. Quando Rodrigo voltava para perto de mim, com um sorriso largo e me dizendo “Ele é gente boa!”, a baiana o seguiu e perguntou do que se tratava. Quando falamos sobre a entrevista e o objetivo da mesma, ela nos sugeriu ficar ali mesmo, naquele bendito banquinho, esperando, pois ainda não tinha chegado ninguém e provavelmente ele nos atenderia antes do horário previsto.

Está chegando a hora:

Dito isto, nós sentamos e 5 minutos depois, ele entrou no quarto dele, bem ao lado do banco. Mais 5 minutos e ele sai e vai até nós dizendo que apesar da entrevista estar marcada para as 11 horas, ele estava disponível se nós quiséssemos começar. CLARO!!!!!! Queríamos que a tortura acabasse o quanto antes. Então fomos conduzidos a uma sala de reunião, com um monte de coisas sobre a mesa: notebook, vários dossiês, uma impressora, canetas, balas e vários panfletos, cartilhas sobre o Québec.

A entrevista (A primeira parte):

Primeiro ele nos pede os passaportes e prestou bastante atenção quando eu comecei a abrir as abas das pastas com rapidez, entregando a ele uma pilha com 5 passaportes dos filhos na ordem do mais velho ao mais novo e, separadamente o meu e o de Rodrigo. Daí ele já começou a elogiar a nossa organização. Conferiu os nomes e as datas de nascimento de cada um, se enrolou a tentar pronunciar Albuquerque e começamos a rir. Nos disse que nós seríamos conhecidos como a família Lima no Québec. O tempo inteiro ele nos deixou bem à vontade.
Depois pediu certidão de casamento, de nascimento, declarações de trabalho, contracheques 2009, diplomas, ofertas de emprego – plano A.

Depois ele perguntou se tínhamos o plano B, então entreguei a ele 5 pilhas assim distribuídas e com plaquinha e tudo:
Empregos Setor Administrativo – Ilsa;
Empregos Setor Administrativo – Rodrigo;
Mercado de Trabalho no Québec, Empregos Secundários – Ilsa;
Mercado de Trabalho no Québec, Empregos Secundários – Rodrigo.
Mais um elogio sobre a organização!

Entre um documento e outro ele perguntava de forma suave, olhando para o computador mesmo, se já tínhamos escolhido uma cidade. Respondemos que sim, Gatineau. Ele pareceu bastante satisfeito com a nossa escolha, mas perguntou o porquê. Então Rodrigo começou a dar a explicação de que era uma cidade pequena, do tamanho da que moramos hoje, que é melhor para criar nossos filhos, que as pessoas de lá são altamente escolarizadas, que a segurança é conhecida por suas estatísticas, enfim, um monte de razões.

Ele sempre olhando para o computador e balançando afirmativamente com a cabeça parecendo bastante satisfeito. Nessa hora ele olhou para mim e me perguntou por que eu não tinha colocado nenhuma oferta de emprego como professora de inglês, já que essa era a minha formação. Fui bastante sincera em dizer que várias pessoas me desestimularam a tentar a carreira de professora, mas que eu amava ensinar. Pronto! Parece que eu incendiei a conversa com essa frase. Ele se levantou e começou a me dizer que eu deveria SIM validar o meu diploma, inclusive a partir de agora, ainda no Brasil, pois é uma profissão em alta demanda e se é o que eu gosto de fazer, então melhor ainda. (passou na nossa cabeça: oxente, já fomos aprovados?).

Ele disse que eu poderia pegar aulas em escolas privadas, em cursos de inglês para imigrantes, até que eu termine a validação e possa me candidatar ao cargo de professora em escolas públicas. Reforçou várias vezes que eu ia me dar muito bem. Fiquei muito feliz e disse isso a ele do fundo do meu coração. Sugeriu a Rodrigo que procurasse ofertas de adjoint administratif, que seria muito fácil para ele também. Ele nos disse que éramos muito bons com línguas, pois já falávamos inglês e francês. Aí foi exatamente nessa hora que ele nos pediu a comprovação dos conhecimentos linguísticos.

A entrevista (Momento de mostrar os certificados de estudo):

Primeiro, demos a declação de 144 horas de francês com um professor particular, mas quando ele viu o certificado da École de Français Québécois, ele disparou um monte de elogios. Disse que essa escola parecia ser muito boa, pois nós estávamos muito bem preparados, que já éramos o segundo casal de alunos dessa escola e que estávamos muito bem preparados em tudo, organização, conhecimento sobre o Québec, e ficou só repetindo MUITO MUITO MUITO BOA ESCOLA, segurando o nosso belo certificado que fizemos questão de imprimir em papel couchê e colorido.

A entrevista (Conselhos do entrevistador):

Bom, depois ele voltou a nos dar outros conselhos sobre o mercado de trabalho no Québec, para sermos pacientes na procura de emprego, para que possamos devagar e com bastante perseverança nos moldar aos padrões do mercado de lá.

A entrevista (Momento de mostrar nosso projeto de imigração):

Aí ele nos pediu o que estávamos doidinhos para mostrar: o nosso projeto de imigração. Foi com muito prazer que entreguei 10 folhas de papel couchê impressas coloridas com o seguinte conteúdo:

1) Capa com as bandeiras de Brasil, Canadá e Québec, e os nossos nomes;

2) Porquoi le Canada? Várias razões, além do histórico e bandeira do país;

3) Pourquoi le Québec? Histórico, bandeira e razões;

4) Pourquoi l'Outaouais – Ville de Gatineau – logomarca do município, histórico, razões;

5) O que fazer nas 3 primeiras semanas, isso incluindo desde a chegada no aeroporto, tradução de documentos na embaixada, aluguel de carro, de apartamento, visita à APO para nos apoiar na abertura da conta no banco, conseguir linha telefônica, internet, TV a cabo, preencher os formulários do seguro de saúde, da ajuda de custo para as crianças, etc;

6) Fotos das famílias brasileiras que já moram em Gatineau e que conhecemos por telefone e email, com endereço do blog e tudo. Isso realmente o impressionou e ele perguntou umas 3 vezes “eles já moram em Gatineau?” Respondemos que sim, e que moravam lá desde a data que colocamos embaixo de cada foto;

7) Despesas na chegada ao Québec (carro, alimentação, mobília, telefone, aluguel, seguro de saúde por 3 meses, tradução de documentos, roupas de inverno, etc);

8) Despesas fixas mensais (aluguel, energia, alimentação, gasolina, lanche das crianças na escola, lazer, etc. );

9) Fotos de Gatineau, Museu da Civilização, de uma das pontes, de árvores cobertas de neves e a foto da nossa família bem no meio, sob o título UNE NOUVELLE VIE À GATINEAU;

Imprimimos 1 slide por folha, ficou muito massa. Bom, quando ele nos devolveu, imaginem o que disse?! “Vcs realmente são muito organizados. Até o papel é bom!”. Eu sorri e disse que precisávamos ser organizados e quando eu ia terminar a frase ele a completou “com cinco filhos... Il faut!”

A entrevista (Recebendo o CSQ):

Bem, um bom tempo de silêncio se passou até que ouvimos um barulho na impressora. Vendo nossa cara de interrogação ele se levantou e disse: “Ah, ça marche! Accepté!! Félicitations!

E nos apertou a mão, dizendo que estava imprimindo o CSQ de todos nós. Eu e meu esposo nos abraçamos e ele sorriu pelo gesto. Enquanto imprimia as 21 cópias (3 para cada membro da família) eu lhe mostrei uma foto nossa com os 5 filhos. Ele ficou olhando impressionado, contando um por um, dizendo que era uma bela família e uma bela foto. De repente ele parou, olhou para nós com uma emoção nos olhos e nos disse: “Eles vão AMAR O QUÉBEC. Não existe um lugar melhor para se criar filhos! Vocês verão!”. Imaginem a nossa felicidade. Ainda nos deu uma caneta para cada e engraçado foi na hora de dar as balas Ice Kiss, ele colocou uma a uma, bem exageradamente, para enfatizar a quantidade: 7 pessoas. Eu sorri e perguntei a ele se a nossa seria a maior família do dia, ele me disse que nós batemos todo e qualquer recorde dele. Em todos esses anos, essa foi a maior família.

Então é isso pessoal, muita organização e o CERTIFICADO DA ÉCOLE DE FRANÇAIS QUÉBÉCOIS e vocês não terão com o que se preocupar, principalmente se o entrevistador for o Monsieur Daniel C. Leblanc.
Agora nós vamos continuar na EFQ e aprimorar não só o francês quebequense, com seus regionalismos e sotaque, mas também aprender ao máximo a cultura que, em breve, será a nossa também.

Bom, é isso aí!

Um grande abraço,



8 comentários:

Ianne Lima disse...

PARABÉNS!!! Com esforço e "organização" vcs conseguiram ser aprovados. Deus vai continuar abençoando vcs e os ajudando a realizar todos os sonhos. Boa sorte para toda a fffffffaaaaaaammmmmmmiiiiiiillllllliiiiiiiaaaaaaa.

abçs, Ianne

Marina Piza disse...

PARABENS família!
Nos tb fizemos a entrevista com ele, e foi tudo ótimo, bem tranquilo, e sem nenhum problema! Ele é realmente muito simpático!!!
Parabens pela organizacao e pelo trabalho duro, mas isso nao é nem o começo!! Agente pensa que já passou pelo mais difícil, mas na verdade isso é apenas uma pontinha do que vem pela frente!!!
Mas vcs vao conseguir sim! É só uma questao de tempo e paciencia!!!
Parabens pela conquista!!!
Fiquem com Deus! Nos vemos em breve!
Beijo da Macacada!

Rogério disse...

Parabéns pelo vencimento desta etapa.

O blog ficou bem legal!

Abração!

Rogério Lima

Rosana Bueno - NANABUENO disse...

Parabéns pessoal. Vocês realmente se prepararam para a entrevista. Isso é muito importante.
Agora é paciencia para a proxima etapa. Continuem firme nos preparativos que tudo vai dar certo :)
Abraço para todos
Rosana

cintia vianna disse...

Adorei suas dicas seu blog está ótimo, também pretendo iniciar meu processo mas ainda estou fazendo minhas pesquisas, me animei lendo seu tópico falando de lecionar no Quebec, também sou professora e também queria fazer a comparação de diploma.É muito difícil, minha área também é Letras.Será que é verdade que é melhor fazer já estando lá?Boa sorte.

Guigo e Ilsa disse...

Olá Cintia, Muito obrigado pelo comentário! É muito mais vantajoso iniciar o processo de equivalência ainda no Brasil. Veja que ouvimos isso do próprio entrevistador. Essa também é a opinião de Well e Suzel que hoje moram em Montreal. Veja o que eles escreveram no último post: http://wellsuzcanada.blogspot.com/2009/06/profissoes-regulamentadas.html

Se precisar de alguma coisa, pode entrar em contato com a gente. Deixe as suas informações de contato que a gente retorna.

Um abraço, Guigo et Ilsa

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

olá, primeiramente felicito vcs pela conquista.
Estou pensando em fazer o curso online École de Français Québécois,e gostaria de saber de vcs o que acharam do curso? pretendo fazer o curso completo desde o inicio até o final, ñ tenho nenhum conhecimento linguistico no frances até entao, vcs fizeram os 10 modulos do curso? estudando o curso completo da pra falar fluentemente o frances? a acessoria feita pelo pessoal é realmente de boa qualidade? ajudaram vcs em que a parte de aprender frances?
Bom, to me preparando para essa grande jornada e quero informacoes a respeito de uma boa forma de estudar frances.

lucasedoardo@hotmail.com me adicionem por favor no msn para ñ perdermos contato e se possivel me respondam nesse email por favor.

Muito obrigado.. atenciosamente: Lucas Edoardo. paz, felcidade, saude e felicidade p/ toda a familia. Parabens