
Bom, como todos já sabem, o nosso futuro pastor, Pr. Tim Peachman, da Grace Baptist Fellowship, em Ottawa, igreja da qual faremos parte quando chegarmos lá, tem nos ajudado e muito. Ultimamente ele e outro membro da igreja têm pesquisado e visitado inúmeros apartamentos com o intuito de ter algo em vista para nós quando chegarmos lá. Nas últimas visitas, eles ficaram um pouco desanimados, pois quando informavam ao proprietário o tamanho da nossa família, eles pulavam fora e diziam que não alugavam para família tão grande assim. Eles nos sugeriram procurar por casas (townhouses), embora fosse mais caro, seria bem maior e, consequentemente, o proprietário não teria desculpas. Tudo bem, nós dissemos. Aí o pastor nos escreveu um dia, dizendo que levaríamos cerca de 15 dias para encontrarmos um lugar apropriado, depois que chegássemos lá, mas que não nos preocupássemos, pois ficaríamos hospedados na casa dele o tempo que fosse necessário. Sabemos que o Pr. Tim não é de meias palavras e nem de oferecer abrigo por educação. Ele e a esposa, Betty estão realmente de coração aberto para nos receber. Mas é claro que não queremos dar trabalho. A esta mensagem Rodrigo respondeu ao pastor dizendo que tínhamos convicção de que, no máximo, em 3 dias encontraríamos um lugar. O pastor apenas sorriu e não discutiu com Rodrigo, afinal, não importava quanto tempo levaria.
Bom, tenho o prazer de dizer que tanto o pastor quanto Rodrigo estavam errados. Não levaremos nem 15, nem 3 dias, aliás, nem um dia sequer.
JÁ ALUGAMOS NOSSO APARTAMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
GLÓRIA A DEUS!!!!!
E PAGAMOS 3 MESES ANTECIPADOS (a proprietária não exigiu isso, nós fizemos questão).
Rodrigo pesquisou alguns apartamentos e me pediu para dar uma olhada. Eu gostei de todos e combinamos de ligar à noite para os proprietários. Rodrigo ligou para um que não foi muito simpático, era uma casa no bairro Hull. Mesmo assim, Rodrigo passou o telefone dele para o pastor, que ligou e disse-nos que o senhor morava no basement e continuaria morando lá (o que foi horrível, não queremos morar com um estranho). Outra coisa: quando o pastor falou que tínhamos 5 filhos, ele ficou relutante. Bom, vamos partir para outros. Gostamos de um mais caro, $1,200, mas quando ligamos, já tinha sido alugado. Tentamos outros e ninguém atendeu. Será que desanimamos e desistimos?? Claro que não, quem é nosso amigo sabe da força de vontade e determinação que Deus nos deu. Rodrigo ligou para outro proprietário. Desta vez, foi uma mulher, que Rodrigo tentou entender o nome, mas não conseguiu. Ela falava inglês, o que facilitou a comunicação. Ela disse que realmente tinha um apartamento para alugar a partir de 1º de julho e que o valor seria $775 (sem incluir as contas - utilities). Aí Rodrigo começou a explicar que éramos imigrantes, que ainda estávamos no Brasil, que chegaríamos lá dia 15 de julho e tal...
Rodrigo: Mas tem um probleminha!
Proprietária: Qual?
Rodrigo: Nós temos 5 filhos rsrsrs.
Proprietária: E qual o problema? O apartamento tem 3 quartos, vc fica com sua esposa em um e divide as crianças nos outros dois quartos.
Rodrigo: Por nós não tem problema, pensamos que uma família grande como a nossa seria um problema para você.
Proprietária: De jeito nenhum.
Aí Rodrigo já gostou...não é? rsrsrs Continuando a conversa, ela disse que trabalha da seguinte forma: recebia 12 cheques pré-datados para cada mês de aluguel. Lá no Canadá ninguém pode sacar antes da data, nem que queira, portanto não seria um problema, mas Rodrigo disse a ela: Como posso te dar cheques se nem tenho conta em banco daí e nem cheques, nem cartão de crédito ainda?? Ela disse: entendo. Rodrigo achou a solução: Estamos dispostos a pagar 3 meses antecipados e, a partir do 4º mês eu fico pagando mensalmente, pode ser? Ela disse: tudo bem, pode ser. IUPÍIIIIIIIII Agora restava saber se o apartamento era realmente como as fotos mostravam. Pra isso, novamente acionamos o Pr. Tim (eita ovelhas que dão trabalho rsrsrs). Ele ligou pra Wan-Yi (proprietária) e marcou uma visita para sexta passada às 18 h.
Nós ficamos loucos pra saber se o Pr. Tim tinha gostado ou não do apartamento. Ainda na sexta à noite abrimos o e-mail e lá estavam duas mensagens: uma de Pr. Tim e outra de Wan-Yi. Ele nos disse que o apartamento era ótimo, com um bom espaço, muito limpo, com grandes janelas que permitia uma boa iluminação do sol, a região era bem familiar, perto de lago, do rio, de escolas, supermercados, clínica pediátrica, bem localizado. Mas que o melhor de tudo é que a proprietária estava realmente muito compreensiva com relação à nossa situação de recém-chegados e se mostrou muito disposta a nos ajudar. Isso já foi mais do que suficiente para tomarmos a nossa decisão.
No e-mail de Wang-Yi ela disse que o nosso pastor era muito legal e simpático, que gostou muito dele. Disse que estava disposta a nos ajudar, pois há muitos anos ela também foi uma recém-chegada e dormiu no chão por duas semanas. Hoje, funcionária do governo canadense, ela acredita que pode tornar a vida dos recém-chegados mais fácil.
AGORA EU TE PERGUNTO: FOI OU NÃO FOI A AÇÃO DE DEUS????
Ela também nos ofereceu alguns utensílios domésticos, disse que vai levar pro apartamento no início de julho (panelas, torradeira, canecas, xícaras, etc.). Mandou uma lista de coisas que deveríamos fazer nas primeiras semanas e que nos ajudaria se encontrássemos alguma dificuldade.
Ontem mesmo mandamos o dinheiro via Western Union para que Pr. Tim fizesse o pagamento no final da primeira quinzena de junho e no dia 1º de julho ele vai receber a chave por nós. A nossa intenção é ficar lá até conseguirmos comprar a nossa própria casa, (na primavera de 2011, se Deus permitir) afinal, não podemos esquecer a forma como fomos recebidos por Wan-Yi, e sair de lá pra pagar aluguel em outro lugar não faz sentido algum. Detalhe: nós mandamos a foto da família para ela e o comentário foi: “Seus filhos são adoráveis!” Imagine a nossa alegria!
O que dizer agora? Que estamos maravilhados com a ação de Deus??? É muito pouco. Por isso não nos cansamos de agradecer a Deus por tudo o que Ele É e por tudo o que Ele tem feito em nossas vidas e através de nossas vidas (não merecemos nada, é tudo pela graça). Obrigado , Papai do Céu!
Um grande abraço a todos,
Ilsa