Como você se sentiria se todos os seus pensamentos fossem mostrados na TV, em rede nacional?

E se alguém lhe dissesse que cada pensamento seu, desde o dia em que você nasceu até agora, foi gravado e será mostrado esta noite na TV, em rede nacional? E não é só isso, um site transmitirá todo o programa, direcionando a todos os seus parentes e amigos para onde eles possam ver todos os seus pensamentos relacionados a eles. Quantas pessoas ficariam com raiva de você? Todas? Você ficaria com raiva de si mesmo?

Os seus pensamentos revelam quem realmente você é. Como a maioria das pessoas, você pode pensar que é bom o suficiente para ir para o céu e que Deus não o mandará para o inferno, mas Deus viu cada um dos seus pensamentos e ações depravados. Ele viu todas as vezes em que você desobedeceu os Seus mandamentos, desejando sexualmente alguém com quem você não é casado, mentindo e roubando (não importa o valor do objeto); Ele sabe todas as vezes em que você criou um falso ídolo de Deus em sua mente, um deus corrupto da sua própria imaginação que fará vistas grossas ao seu pecado. Ele ouviu todas as vezes em que você usou o Seu Santo Nome em vão, utilizando o nome daquele que te deu a vida no lugar de um palavrão ou uma maldição. Você não faria isso com o nome de Hitler, mas o faz com o nome de Deus! O “Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” (Ex 20:7), e “de toda a palavra fútil que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.” (Mt 12:36)

Seja honesto consigo mesmo: quando estiver face a face com Deus no Dia do Julgamento - tendo em mente que Ele viu todos os seus pensamentos e ações pecaminosos - Ele considerará você inocente ou culpado? Se Deus der a você o que você merece, Ele deveria mandá-lo para o céu ou para o inferno? Deus escreveu a Sua lei moral em seu coração, então você está “inescusável” (ou sem desculpas) (Rm 1:18-32); você sabe que é errado mentir, roubar, ter desejos sexuais com outra pessoa, que não o seu cônjuge, amaldiçoar e blasfemar, porque Deus te deu uma consciência para discernir o certo e o errado. TUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA EXIGE JUSTIÇA!

Imagine a cena de uma sala de tribunal onde um seqüestrador de crianças é apresentado ao juiz para receber a sentença. Mas ao invés de dar a ele o que a justiça exige, o juiz o liberta simplesmente porque o seqüestrador é um “cara legal”, que doou muito dinheiro para obras de caridade e vai à igreja todo domingo. Você ficaria escandalizado, e com toda razão! Contudo, a maioria das pessoas pensam que o Deus Altíssimo e Santo é exatamente como este juiz corrupto e que eles podem suborná-Lo com as suas “boas obras”, para que Ele feche os olhos diante dos seus pecados.

Além disso, o que você pensaria se o juiz dissesse ao seqüestrador “Eu sou um juiz muito amoroso, então vou libertá-lo”? Você não acharia que o juiz fosse amoroso de maneira alguma, mas que fosse corrupto e indigno de ser um juiz! Todavia, a maioria das pessoas esperam que o Deus Santo, que é “o juiz de toda a terra” (Gn 18:25) seja igualmente corrupto com eles, e não leve em consideração os seus pecados.

Amor e Bondade Infinitos exigem Justiça Infinita. Devido ao fato de o amor e a justiça de Deus serem infinitos, Ele não punirá apenas assassinos e seqüestradores, mas punirá TODO E QUALQUER pecado independentemente de como ou onde tenha sido praticado. É por isso que “os injustos não herdarão o reino de Deus” (1 Co 6:9) “Nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Co 6:10), e “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.” (Ap 21:8)

Agora, caro leitor, a grande questão é esta: existe alguma esperança para alguém como você? Existe alguma esperança para a pessoa que desafiou a Deus repetidamente, rebelando-se contra a Sua vontade e recusando-se amá-Lo e adorá-Lo? Existe alguma esperança para o criminoso considerado culpado no tribunal de Deus? Sim, existe! Há perdão com Deus!

O Evangelho (“boas notícias”) é este: Imagine que você está numa sala de tribunal humano e o juiz o considera culpado, e porque ele é justo, dá a você a multa máxima de cem milhões de reais. Mas não existe a menor possibilidade de você pagar essa multa, então você está prestes a passar o resto da sua vida atrás das grades. De repente, alguém que você nunca viu antes entra na sala de tribunal e diz: “Eu vendi todos os meus bens para pagar a sua multa.” A sua multa foi paga, então a justiça foi satisfeita e agora você está livre! Bem, mais de dois mil anos atrás Deus se tornou carne, no homem Jesus Cristo, que nasceu de uma virgem, teve uma vida sem pecados e sofreu e morreu na cruz, sob a ira de Deus, para pagar completamente a punição por todos os seus pecados. Ele então ressuscitou dentre os mortos, triunfando sobre todos os poderes da morte e das trevas, para que nele pudéssemos ter a vida eterna. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna..” (João 3:16)

Mas não adianta crer apenas “intelectualmente” para ser perdoado por Deus. A Bíblia diz que até os demônios crêem intelectualmente! (Tg 2:19). A fim de receber o perdão de fato, você deve se arrepender, como o próprio Jesus disse: “se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lc 13:3). E arrependimento significa abandonar completamente a sua vida de pecados e se voltar totalmente para Deus, confiando APENAS em Jesus Cristo para salvá-lo, e não em suas próprias obras; confiando naquele que, voluntariamente, tomou o seu lugar na cruz, suportando a ira de Deus por você; a ira que VOCÊ merece.

O que você está esperando? Não arrisque a sua salvação eterna! “A sua vida é como um vapor” (Tg 4:14), e você não sabe qual segundo será o seu último aqui na terra. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” (Is 55:6-7). Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas deseja que você abandone os seus pecados e viva! (Ez 18:23). Você tem um convite pessoal do próprio Senhor Jesus Cristo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.(Mt 11:28-29)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DE VOLTA À ATIVA

Caros leitores, perdão pelo longo silêncio! Eu sempre me prometia não deixar de postar quando chegasse aqui, mas é dificil mesmo. Não que falte novidade, o que falta mesmo é cabeca para escrever depois de 6 horas de francês e todos os afazeres de casa que nos esperam.

A vida em Gatineau é tudo o que esperávamos e muito mais. As coisas aqui realmente funcionam. A proximidade de Ottawa faz com que a região de Outaouais seja um pouco diferente do restante da provincia do Quebec. Aqui é comum escutarmos frases que misturam o francês com o inglês e todas as lojas atendem em ambas as línguas. Basta você se enrolar com o francês que eles mudam rapidinho para o inglês.

A escola de Mateus e Milena é excelente, famosa pelo seu time de hóquei e oferece diversas atidades esportivas e de lazer. Eles começaram na classe d'accueil, que é uma espécie de francisação para que os jovens aprendam a língua antes de serem inseridos na classe regular. Eles entraram na sala regular de francês em janeiro, após as férias de fim de ano. Os professores estão muito satisfeitos com o desempenho de ambos. Inclusive um deles disse a Milena que ela e Mateus eram os melhores alunos que ele ja teve. Eita que orgulho!!!!!!!!! Bravo!!! Os pequenos estão na garderie (creche) e tambem já estão se comunicando em francês, principalmente Isabela. Ela está arrasando com o sotaque quebequense, que por sinal, é alvo de muitas críticas do mundo francófono e também de alguns imigrantes. Dizem que é complicado, caipira, feio, etc. Bom, realmente é bem diferente do francês padrão que aprendemos na escola. Mas com o tempo a gente se acostuma. Hoje eu acho até legal, gosto de sotaques, afinal, sou nordestina, com muito orgulho e o meu jeito de falar faz parte da minha herança cultural.

Eu e Rodrigo terminamos a francisação e vamos comecar um curso de 1 ano na faculdade. Para entrar, tivemos que passar em 2 provas (inglês e francês), pois o curso é bilíngue. O governo do Québec nos fornece bolsa de estudo (muito boa, por sinal) para estudarmos, então, vamos aprimorar mais ainda nossos conhecimentos, para depois entrarmos no mercado de trabalho.

Marcio terminou o nivel 1 de francês, passou com nota máxima nas 3 provas. Hoje comecou o nivel 2. Ele, que não falava absolutamente NADA em francês, já se comunica razoavelmente bem. Enquanto isso, ele se prepara para o exame TOEFL (de inglês), uma exigência da faculdade onde ele quer cursar Eletronics Technology. Se Deus quiser, ele retorna em agosto.

Conhecemos pessoas maravilhosas aqui, inclusive, amigos de blog que hoje são amigos de pizza em casa. É tão engracado conversar tanto tempo com alguém pelo blog e skype e, de repente, vê-los sentados no sofá de casa. Deus enviou irmãos em Cristo e somos muito gratos por isso.

Estamos firmes na igreja, acessem o nosso site e ouçam as pregações do pastor: bytownbaptist.com.

Estamos no auge do inverno e até agora não morremos de frio kkkkkkkk. Essa é a preocupação de muitos que querem vir mas ficam com medo. Os casacos são realmente eficientes e os precos bastante acessíveis. Tem até instituição que vende o conjunto de calça e casaco de inverno por 10 dólares. Novo em folha. Eu paguei 40 dólares ao todo pelas vestimentas dos 4 filhos menores de 18 anos.

Aqui é realmente um país que se preocupa com suas criancas e isso é uma GRANDE vantagem para nós. Recebemos esta semana uma carta do governo federal nos informando que podemos abrir uma conta para os dois filhos pequenos que eles vão fazer alguns depósitos. O deposito inicial é de 500 dólares e eles fazem vários depósitos por ano. Isso é para a universidade deles, não temos a obrigação de depositar nada se não quisermos, mas o dinheiro estará lá disponível para cobrir todas as despesas deles quando chegarem ao fim dos estudos secundários. Uma bênção!

Aqui é a terra das atividades ao ar-livre. Temos sempre o que fazer em todas as estações do ano. Recebemos em casa um livreto com todas as atividades que a cidade oferece a cada estação. Por enquanto estamos praticando patinação, glissade, ski de fond, e, detalhe, todos os equipamentos nós alugamos de graça com a carte d'accès Gatineau. Uma coisa bem diferente é a pesca no lago congelado. Marcio foi com a turma dele. Funciona assim: são colocadas várias casinhas sobre o rio congelado. As pessoas alugam as casinhas, vão para lá de carro (no meio do rio), furam um buraco no gelo e pescam. Coisa de louco, eu não tenho coragem, mas aqui é uma atividade popular. No verão, podemos fazer canoagem, pedalinho, caminhadas na floresta, futebol (este não pode faltar no repertório), etc. A natureza é muito presente em Gatineau, o que faz a paisagem ainda mais bela.

Bom, os próximos posts que pretendo fazer serão sobre temas específicos, tais como: creche, francisação, habilitação, preços dos produtos e serviços, e outras particularidades. Se vocês tiverem alguma sugestão de tema, fiquem à vontade.

Não quero deixar o blog morrer, afinal, foram os blogs os meus melhores guias para uma imigração e adaptação sem problemas.

À bientôt! (ou como dizem os québécois: À tantôt!)

Ilsa

3 comentários:

Dra. Ana Maria Luna Ramalho disse...

Ilsa, que saudades de vcs!
Adorei ler as notícias! Parabéns a essa família linda e dinâmica!
Estamos em Valência, nos adaptando ainda! Mas, esse mês inicio na Aliança e daremos entrada na documentação! Parece uma novela, mas... vir pra cá com uma pequenininha tumultuou tudo! Dá uma olhada na sapeca! http://www.facebook.com/album.php?aid=285343&id=807005674&l=fb3f06735e
Em junho vamos para aí! Teremos somente 9 dias e quero muito ir conhecer Gatineau, Montreal e Québec! Será que dá tempo pra tudo isso?
Bjs pra vcs todos,
Saudades,
Aninha

Em

Aquiles, Estela e Vinicius Melo disse...

Que bom q vcs voltaram!!! Amei o post! Deu até vontade de ir pra Gatineau! Mas tenho a impressao de ser cidade pequena, e como meu marido é musico, precisa estar numa cidade grande...
Bom, espero pelos próximos posts! Obrigada e Deus abençoe essa família linda!

Estela

Perpétua disse...

Que povo lindo, meu Deus....
E vcs dão adubo as crianças?
Cresceram rápido demais .... e continuam lindos de viver.
Beijos no coração e muitas saudades.
Minha e de Tarcisio.